segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Apresentação cultural fortalece espaço dos indígenas na Educação

Abertura dos trabalhos do Conselho Nacional de Secretário de Educação (Consed) na sexta-feira (26.08) se deu com a apresentação cultural do índio Márcio Bororo, presidente da academia dos Saberes Indígenas, em Cuiabá. Na oportunidade ele entoou um cântico de luto em virtude da morte de familiar na aldeia Meruri do povo Bororo  e iniciou um repertório de canções com temáticas indígenas.
A apresentação indígena foi destacada pela secretária de Estado de Educação, Rosa Neide Sandes de Almeida, como uma forma de mostrar a inserção dos povos indígenas nas diferentes práticas culturais do Estado e  ainda,  os avanços de Mato Grosso na educação dos povos indígena. “Mato Grosso tem hoje 42 etnias, mais de 15 mil alunos indígenas nas escolas das aldeias  inseridas na política educacional do Estado”.
A professora Rosa Neide ressaltou que nos últimos anos o Estado e os povos têm construído coletivamente e individualmente, com as diferentes etnias, a educação que eles querem e necessitam. “Temos hoje índios cursando a faculdade, especialização e mestrado. Eles se formam e volta para a aldeia onde repassam os conhecimentos aos mais novos”, relatou.
A fala da secretária de Mato Grosso levou o secretário de Educação da Paraíba, Afonso Scocuglia,  a parabenizar as ações do Estado e destacar que em  virtude dessas práticas exemplares, a Paraíba também criou uma coordenação de diversidades para trabalhar com as diferenças  apresentadas na sua região.
ROSELI RIECHELMANNAssessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário